quarta-feira, 24 de maio de 2017

Depois de receber diversas reclamações de moradores a respeito da ausência dos serviços nas Unidades Básicas de Saúde de Tarauacá, que comercializam carne bovina no Mercado Municipal, falta da merenda escolas nas Unidades de Ensino, falta de profissionais no abrigo de idoso Lar Novo Hamburgo e a venda de Peixe, no Mercado Municipal do Peixe, os vereadores Lauro Benigno (PC do B), Janaína Furtado (REDE), Dólar (PSD), Raquel (PT), Valdor do Ó (PMDB), Veinha (PDT), Radamés Leite (PSB), ambos acompanhados do Presidente da Casa Legislativa Carlos Tadeu (PC do B), realizaram na manhã da última segunda-feira, 22, visitas em várias instituições municipais, com um trabalho de fiscalização, identificando ainda as principais demandas e necessidades, que serão repassadas para os gestores responsáveis.

SAÚDE

A ideia dos parlamentares é que as visitas, efetivadas sem aviso prévio, sejam realizadas mensalmente em todos os principais prédios públicos. “Planejamos realizar estas visitas após os 100 primeiros dias de gestão, devido as constantes reclamações que recebemos, esta ação simboliza FISCALIZAÇÃO”, explicou o Presidente Carlos Tadeu.

Os parlamentares percorreram as Unidades de Saúde João Wanderley, José Leôncio, Marília Vieira, 24 de Abril e Maria Hespanhol para identificar problemas, reclamados por moradores que procuram os serviços básicos de Saúde. Durante a visita, detectaram diversos problemas, desde a falta dos serviços básicos de saúde, reivindicados pelo os pacientes e que devem serem atendidos pela administração municipal.

JOÃO WANDERLEY (CENTRO E ZONA RURAL)


De acordo com o Presidente, Carlos Tadeu (PC do B), a falta de médicos e remédios nos postos de saúde, assim como o mau atendimento são as maiores reclamações por parte dos pacientes nas unidades de saúde. 

Carlos afirmou que o posto de saúde com mais problemas é o João Wanderley. “Ali a situação é complicada. Faltam médicos, a estrutura está em más condições, falta de atendimentos básicos de odontologia e a falta de atendimentos noturnos, haja vista, que a UBS atende moradores da zona rural que muitas vezes chegam e a UBS já está fechada, vou apresentar uma indicação administração municipal para que retome o atendimento noturno na UBS ”, relatou Carlos Tadeu.


MARIA HESPANHOL (TRIÂNGULO)


O vereador Lauro Benigno (PC do B) que também participou das visitas constatou a ausência do atendimento básico de odontologia, com apenas 3 fichas para extração, onde o mesmo relata uma falta de compromisso e respeito da administração municipal com o Povo.



MARÍLIA VIEIRA (CORCOVADO)


Construção da Nova Unidade Básica de Saúde Marília Vieira


Na UBS do Corcovado, o vereador Dólar (PDT) disse que a visita serviu para entender quais são as principais demandas do posto e eleger quais serão resolvidas de imediato. “Fomos muito bem recebidos pelos funcionários e pela população. Fiquei com o sentido de que as pessoas acreditam que vamos superar a crise que a cidade está passando e que dias melhores nos aguardam”, disse o vereador Dólar.


ACADEMIA DE SAÚDE DO CORCOVADO



“A academia de saúde do bairro Corcovado precisa ser instalada URGENTEMENTE a academia ao ar livre em nossa cidade, a comunidade precisa usufruir dos equipamentos, entendendo a importância da prática da atividade física para a melhoria da qualidade de vida”, explicou o vereador Valdor do Ó.

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Lancha da Assistência Social em total abandono

ABRIGO DE IDOSO LAR NOVO HAMBURGO


Sendo a única instituição específica da cidade para o atendimento de cidadãos da terceira idade, o abrigo Lar Novo Hamburgo passa por sérias dificuldades que vão desde materiais de insumos para as refeições diárias, a falta de profissionais nas áreas de Fisioterapia, Assistente Social, Nutrição, Enfermagem, Cozinheira e Servente até medicamentos para o tratamento de doenças que acometem os internos.

O vereador Radamés leite (PSB) falou sobre a falta de apoio do poder público local em não atender as necessidades básicas para a sua manutenção. “Temos aqui necessidades básicas, não existe Assistente Social, pois é necessário para averiguar a vida e a família dos idosos, vários casos são relatados de maus tratos onde os filhos agridem os idosos no intuito de comprar drogas”, afirmou.

MERCADO MUNICIPAL DOMINGOS RÊGO LEITE 


A vereadora Janaína Furtado (REDE) explicou aos parlamentares e moradores, durante a visita, que a má comercialização de venda de carne bovina no Mercado Municipal está extremamente complicada e que o poder publico municipal precisa solucionar tal problema de forma IMEDIATA. “Estou fazendo minha parte que é fiscalizar os órgãos públicos que atendes a nossa coletividade. No caso da carne a questão é extremamente delicada, pois estamos tratando da alimentação básica do nosso povo e da saúde da população. Já comuniquei às autoridades responsáveis e vou aguardar uma solução imediata. Caso contrário vou aos órgãos de fiscalização e defesa dos consumidores pedir o fechamento do açougue do mercado público por colocar em risco a saúde pública e a responsabilização jurídica dos responsáveis", disse a Parlamentar.


MERCADO DO PEIXE


Por outro lado, a vereadora Veinha (PDT) disse que na visita ao Mercado do Peixe e ouvido denúncias dos feirantes, que denunciaram acúmulo de sujeira e necessidade urgente de uma direção. Segundo a vereadora, os feirantes pagam taxas para trabalhar no local e cobrou uma posição imediata da Prefeitura.

“Nosso Mercado do Peixe parece um verdadeiro lixão. É muito triste e vergonhosa essa situação para a nossa cidade. São urubus convivendo com clientes e feirantes, que são trabalhadores honestos, lutando pelo pão de cada dia. É inadmissível um mercado como esse está abandonado desta forma”, aponta a vereadora Veinha.

MERENDA ESCOLAR

Finalizando as visitas, o vereador Raquel (PT) falou sobre a falta de merenda nas escolas municipais, no setor de merenda com a Coordenadora Nilzemar Torres. “A prefeita tem que dar exemplo, ela não disse que iria transformar a educação do município, sem contar, que o Secretário de Educação de deve conhecer a zona rural de Tarauacá que ele não conhece e ver o que está acontecendo com as crianças sem merenda, afirmando apoio a fala dos demais vereadores presentes.

REUNIÃO COM A PREFEITA, VICE E SECRETÁRIOS


Após as visitas, realizadas sempre sem qualquer aviso prévio, um relatório foi apresentando para a Prefeita Marilete Vitorino e o vice Chico Batista, em seu gabinete, na tarde de segunda-feira,22, e mesma tomar produzido e encaminhado às autoridades competentes. A ideia do grupo de vereadores é a de discutir conjuntamente com o Poder Executivo (Prefeitura) alternativas para solução dos problemas encontrados durante as visitas, além de acompanhar de forma sistemática a solução das demandas.

Assecom Câmara de Tarauacá
Fotos: Lucas Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário